Programa da Biblioteca Comunitária no Triunfo/Costa do Sol

Às Quartas-Feitas das 07.30-13.30h

A Livro Aberto começou a trabalhar na comunidade do Triunfo/Costa do Sol em 2007 e continua a operar uma biblioteca móvel de empréstimos às 4as Feiras (7:30-10:30 & 11:00-1:00). Crianças dos 2 aos 16 anos gostam de ler livros e aprender através das nossas aulas criativas/interactivas, antes ou depois das suas aulas normais na escola primária local. Elas Vêem os livros e desfrutam-nos nas suas casas.

Programa da Biblioteca Comunitária no Hulene

Duas 6as Feiras e Sábados por mês

O Hulene é um distrito urbano próximo da lixeira municipal de Maputo. Em duas Sextas e Sábados de cada mês (das 8-11:00), a Livro Aberto junta mais de 50 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos, para actividades da biblioteca móvel e de literacia, num orfanato dirigido pelas Irmãs Madre Teresa. As actividades incluem: música, leitura de histórias, actividades de desenvolvimento e actividades manuais, fazer livros, jogos educacionais, teatro dos leitores e muito mais!

Programas da Biblioteca Comunitária por todo Moçambique

2013-2016... e até ao futuro!

A Livro Aberto (em parceria com a WEI, Peace Corps Mozambique, USAID, ...e brevemente com a UNICEF e o Ministério da Educação) tem partilhado as suas experiências e proporcionado formações às comunidades pelas 9 províncias em Moçambique! Os participantes usaram ideias apresentadas pela Livro Aberto e transformaram-nas de acordo com o contexto, oferecendo actividades de literacia envolventes e interactivas para crianças! Viva os CPBs em acção e a fazer a diferença em todo Moçambique! Dê uma espreitadela ao que eles estão a fazer em  https://www.facebook.com/groups/570525936345336/

Criação de Livros com Crianças

Parceria com a Goodwill Community Foundation

Livro Aberto cria livros com as crianças, desde livros em cartão a belos livros publicados! A Livro Aberto cria oportunidades para as crianças autoras terem experiências da vida real, depois terem acompanhamento personalizado e em pequenos grupos, de forma a escrever, editar e publicar suas histórias. Cada livro quando  é oferecido ao autor, à biblioteca que empresta livros à sua comunidade (proporcionada pela Livro Aberto), assim como também à Biblioteca da Livro Aberto, e aos programas de biblioteca comunitária por Moçambique fora. As nossas séries mais recentes para os leitores das escolas incluem: O Nosso Futuro (explorando as profissões que as crianças desejam ser quando crescerem) e Amigos Autores (uma saída partilhada a locais importantes em Maputo). 

Sê uma Criança Solidária /Be a Knoble Kid... Amigos Via Email e mais!

2016 e além...

Do outro lado do Oceano Atlântico ... crianças do Programa Biblioteca da Comunidade da Costa do Sol receberam Postais de Natal, mensagens vídeo, e pulseiras da amizade de estudantes da Escola Primária de Ratcliffe Elementary, em Henrico, na Virginia. E... eles amaram-nas! Em princípio de Dezembro, 2015, as crianças da Livro Aberto iniciaram este projecto piloto, de enviar Postais de Natal feitos à mão, e uma mensagem de vídeo aos alunos da Ratcliffe. Ao longo do ano eles interagiram com os seus novos amigos, através de mensagens electrónicas de São Valentim, leram uns para os outros, no dia 24 de Fevereiro, 2016, pelo Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, criaram pulseiras de amizade em capulana, para partilhar com os alunos de Ratcliffe, conhecerem-se melhor através do email, e continuaram as suas explorações de crianças e locais de todo o globo. Quando lhes perguntamos "o que gostaste mais deste projecto?"... as crianças disseram... "Eu gostei do programa porque nós podemos aprender a desenhar e a escrever postais e fizemos novos amigos." "Eu gostei do programa porque nós podemos comunicar através de cartas e oferecemos presentes." Quando lhes perguntamos o que mudariam da próxima vez... eles disseram... "Eu gostaria de os conhecer (os novos amigos) um dia, falar com eles, e saber mais da sua vida. E que eles saibam mais sobre a minha vida." "Eu gostaria que nós pudéssemos comunicar com computadores e ver-nos ao mesmo tempo (skype)." Estes são apenas alguns dos cativantes comentários partilhados pelas crianças participantes. Parece-nos um excelente plano para Setembro de 2016! Estamos muito agradecidos aos alunos da Escola Primária Elementar de Ratcliffe e bibliotecári@, e Be A Knoble Kid pela parceria, por tornar este projecto piloto possível! Muito obrigada à equipa da Livro Aberto pelo acompanhamento das crianças da Costa do Sol durante o processo de redação e por ajudar a garantir as traduções de cada correspondência. Que oportunidade mais rica e motivacional para todos, aprender o valor de ler e escrever!

Please reload

 
 
 
 

Programas da Biblioteca Comunitária