A Livro Aberto é uma organização de literacia que abre livros e portas às crianças, em Moçambique. Proporciona não apenas livros, mas modelos de workshops de literacia utilizados por experts, e apoio às competências necessárias para o êxito na leitura e escrita.

Tem sido frequentemente demonstrado que a maior parte das crianças moçambicanas tem acesso limitado a materiais de leitura e de exemplos de literacia em casa. A maioria das crianças moçambicanas é desafiada por uma língua na escola diferente daquela que é falada em casa. Isto cria uma situação na qual se espera que as crianças aprendam conceitos académicos e a ler e a escrever, através duma língua na qual não são conhecedoras.

A Livro Aberto auxilia a ultrapassar estas barreiras e por fim a incentivar uma cultura de ler por prazer, oferecendo acesso a modelos de alfabetização de qualidade, materiais e experiências de aprendizagem, em várias línguas.

A Nossa Missão:

Nós ambicionamos levar às crianças empoderamento e satisfação, através da literacia pelo País fora, via bibliotecas comunitárias e móveis, e workshops de literacia.

A Nossa Visão:

Nós acreditamos que os livros, o empoderamento e a satisfação que resultam da alfabetização deveriam fazer parte do mundo de todos. A nossa visão é de uma cultura de leitura em Moçambique, onde todas as crianças tenham acesso às aptidões e recursos para poder obter, com êxito, diversão e poder através da literacia.

A Livro Aberto trabalha arduamente para levar workshops de literacia e experiências de biblioteca às crianças de todas as culturas, ambientes, e línguas /níveis de literacia que vivem em Moçambique. Para além disso, acreditamos que capacitando adultos a ler, a cultura da leitura nos lares aumentará. Os adultos empoderados pela literacia encorajarão as suas crianças a estudar e a aprender a ler, quebrando assim o ciclo de pobreza que o iliteracia perpetua. Por estes motivos, a provisão de cursos de línguas e literacia para adultos acessíveis a adultos moçambicanos, especialmente mulheres, é parte chave da missão da Livro Aberto.

A Livro Aberto tem como a visão, competência, ferramentas, e o apoio comunitário para proporcionar às crianças e adultos em Moçambique o acesso a livros e ao empoderamento através da literacia.

Missão & Visão

Racios de Literacia :

Juventude em Moçambique (15-24 anos)

Feminino: 57%

Masculino: 80%

UNICEF: 2015